11.9.08

Hoje, há anos

Em 11 de setembro de 2001 eu acordei lá pelas 9h da manhã. Amassei uma banana, cortei um mamão em pedaços e fui dar o café ao João, que se levantou cerca de 10 minutos depois de mim. Estava sol, me lembro bem, e eu morava num apartamento que ficava logo atrás da Escola Americana.

Lá pelas 9h30 liguei para minha sogra a fim de combinar algo sobre deixar o João em sua casa para trabalhar à tarde. Foi neste momento que a primeira informação bombástica me foi passada: - Você viu que o prefeito de Campinas foi assassinado? Hã, o quê?

Um sensação estranha. A coisa tinha acontecido relativamente perto de casa, em uma avenida na qual eu costumava passar com certa constância. Desliguei o telefone e em seguida liguei a TV, a fim de saber mais sobre o crime. Neste momento, o Globo News já transmitia direto de Nova Iorque, com uma torre e meia fumegando. Eu não acreditei naquilo.

A torre sul já havia desabado. Repetia-se sem parar a imagem do avião batendo no outro edifício. Abismei. Aquilo não era verdade, era um filme, e eu fazia parte, estando longe de uma tragédia, e bem ao lado de outra. Informações vinham sobre os outros acontecimentos nos Estados Unidos. Não me lembro de algo ser dito sobre a morte do prefeito.

Liguei pra Flávia, que estava trabalhando, e falei sério: olha, vem pra casa porque o mundo tá acabando... não vejo muitos motivos pra você continuar aí. Ela achou que era brincadeira. Não tinha visto as imagens. Não estava sozinha em casa dando banana para uma criança de 2 anos enquanto um mundo bastante estranho se tornava bizarro, enquanto a realidade parecia que se transmutava em papel machê.

Desliguei o telefone de novo e a torre norte caiu. O João brincando no felpudo tapete azul-marinho da sala, as pessoas chocadas na TV, e eu me movendo numa existência gelatinosa.

Fiz o almoço assim. Troquei-me assim. Acabei deixando o João na escola assim. Fui trabalhar. Passei uns dois dias assim: com uma camada gosmenta entre mim e realidade, com uma percepção baça das coisas.

O engraçado da história é que no dia em que eu acreditei piamente que o mundo iria acabar eu fiz tudo do mesmo modo que faria em um dia comum. E ainda que acreditasse no dia seguinte que as coisas iriam verdadeiramente pro beleléu, fiz tudo de novo.

Hoje não creio mais que o mundo acabe, e a minha percepção há muito está limpa. Só fiquei com um pouco de uma gosma estranha e pegajosa entre os dedos, a qual me faz lembrar disso tudo a cada 11 de setembro.

Nenhum comentário: